GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA
A gestão dos processos de distribuição e transportes pode ser aferida por intermédio do uso de indicadores de desempenho calculados para essa finalidade. Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo acerca de conceitos de indicadores usados para mensurar a qualidade do processo de transporte.
- Pedido perfeito – mensura o percentual de pedidos entregues no prazo negociado com o cliente, completo, sem avarias e sem problemas na documentação fiscal
- Percentual de entregas (ou coletas) realizadas no prazo – mensura o percentual de entregas (ou coletas) realizadas dentro do prazo combinado com o cliente
- Custo com não-conformidades em transportes – mensura a participação de custos decorrentes de não conformidades no processo de planejamento, gestão e operação de transportes, tais como: devoluções, re-entregas, multas por atraso em entregas, indenizações de avarias, gastos com frete aéreo não previsto
- Índice de atendimento do pedido – mensura o percentual de pedidos atendidos em sua totalidade, na quantidade e na diversidade de itens, na primeira remessa ao cliente
São corretos os conceitos apresentados nas proposições:
1 e 4 apenas
1 e 3 apenas
1, 2, 3 e 4
2 e 4 apenas
2 e 3 apenas
A gestão da cadeia de suprimentos pode ser aferida por intermédio do uso de indicadores de desempenho calculados para essa finalidade. Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo acerca de conceitos de indicadores usados para mensurar a qualidade do processo de transporte.
- Pedido perfeito – mensura o percentual de pedidos entregues no prazo negociado com o cliente, completo, sem avarias e sem problemas na documentação fiscal.
- Percentual de entregas (ou coletas) realizadas no prazo – mensura o percentual de entregas (ou coletas) realizadas dentro do prazo combinado com o cliente.
- Custo com não-conformidades em transportes – mensura a participação de custos decorrentes de não conformidades no processo de planejamento, gestão e operação de transportes, tais como: devoluções, re-entregas, multas por atraso em entregas, indenizações de avarias, gastos com frete aéreo não previsto.
- Índice de atendimento do pedido – mensura o percentual de pedidos atendidos em sua totalidade, na quantidade e na diversidade de itens, na primeira remessa ao cliente.
São corretos os conceitos apresentados nas proposições:
1, 3 e 4, apenas
3, apenas
1, 2, 3 e 4
2 e 4, apenas
1 e 3, apenas
A escolha de um modal de transporte depende de uma variedade de características dos serviços que são fundamentais, como tarifas de fretes, confiabilidade, tempo em trânsito, perdas, danos, processamento das respectivas reclamações, rastreabilidade, considerações de mercado do embarcador e considerações relativas aos transportadores, que afetam significativamente os custos dos serviços.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 188.
Considerando o contexto mencionado acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando se escolhem serviços de menor agilidade e confiabilidade, mais estoques aparecerão no canal de distribuição.
PORQUE
II. A rapidez e a confiabilidade afetam os níveis de estoques do embarcador e do comprador (estoque de pedido e estoque de segurança), tanto quanto o
nível dos estoques em trânsito entre as sedes do embarcador e do comprador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Uma empresa que está no mercado há quase quinze anos e que, durante esse tempo, vem atuando localmente e atendendo com agilidade seus clientes, é atualmente composta por quatro funcionários que se revezam nas diferentes tarefas do dia a dia. O diretor dessa empresa decidiu expandir sua área de atuação e quer implementar novos cargos e setores para suportar o aumento no volume de trabalho.
Com base nessa situação e nos conceitos que fundamentam a gestão de pessoas, avalie as afirmações a seguir.
- Antes de tomar qualquer decisão, o diretor deve realizar um diagnóstico organizacional que inclua os pontos fortes e fracos da empresa, além das ameaças e oportunidades existentes.
- O diretor deve estar atento a possíveis promoções internas de pessoas que não estejam de fato preparadas para as novas atribuições, o que ocorre quando os critérios de desempenho são obscuros ou por questões de urgência.
- O diretor estará atuando de forma adequada para atingir os objetivos se planejar seu quadro de pessoal com base na descrição de cargos e respectivas atividades, ou baseandose em competências organizacionais e individuais.
- Para um planejamento de recursos humanos eficaz, o diretor deve dispor de um adequado Sistema de Informação Gerencial (SIG), ou seja, de um conjunto de bancos de dados interligados que permitam armazenar e oferecer informações necessárias aos vários processos desenvolvidos no departamento de recursos humanos da empresa.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3, apenas
2 e 3, apenas
1, 2, 3 e 4
1 e 4, apenas
1, 3 e 4, apenas
O crescente interesse pela proteção ambiental aportou novas necessidades aos processos logísticos. No Brasil, a legislação exige o retorno de produtos considerados perigosos após o término da vida útil, por conterem metais pesados, como pilhas e baterias, e de produtos considerados problemáticos por haver poucas opções para seu tratamento, como pneus. Nesses casos, a responsabilidade pela logística e pelo tratamento dos resíduos é do fabricante.
BOUZON, M.; MIGUEL, A.C. P.; RODRIGUEZ, M.T.C. Managing end of life products: a review of the literature on reverse logistics in Brazil. Management of Environmental Quality: an International Journal, v. 25, n. 5, p. 564-584, 2014 (adaptado).
Considerando-se as informações do texto bem como os canais de distribuição da logística reversa, é correto afirmar que os produtos considerados perigosos após o término da vida útil se encaixam no canal de:
pós-consumo
bens descartáveis
bens duráveis
bens semiduráveis
pós-venda
O serviço logístico em uma empresa representa um equilíbrio entre nível de serviço e custo. O impacto de uma falha logística sobre o custo-benefício
está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha
do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico
básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).
A partir das informações do texto, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, os critérios de disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; qualidade na produção dos produtos;
compromisso com prazos.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter máquinas, equipamentos e pessoas suficientes na produção; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; número de clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Contar com recursos para obtenção de materiais; cumprir com custos e prazos de produção; atributos de qualidade da logística
(mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter fornecedores que cumpram prazos de entrega; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade etc.), o gerente de logística determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios da sustentabilidade ambiental por meio da diminuição dos impactos ambientais causados pelas atividades da logística, como, por exemplo, a redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível e o uso de biocombustível.
Esses novos requisitos para a seleção dos futuros fornecedores da empresa estão relacionados com o(a):
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
1 e 4 apenas
1 e 3 apenas
1, 2, 3 e 4
2 e 4 apenas
2 e 3 apenas
A gestão da cadeia de suprimentos pode ser aferida por intermédio do uso de indicadores de desempenho calculados para essa finalidade. Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo acerca de conceitos de indicadores usados para mensurar a qualidade do processo de transporte.
- Pedido perfeito – mensura o percentual de pedidos entregues no prazo negociado com o cliente, completo, sem avarias e sem problemas na documentação fiscal.
- Percentual de entregas (ou coletas) realizadas no prazo – mensura o percentual de entregas (ou coletas) realizadas dentro do prazo combinado com o cliente.
- Custo com não-conformidades em transportes – mensura a participação de custos decorrentes de não conformidades no processo de planejamento, gestão e operação de transportes, tais como: devoluções, re-entregas, multas por atraso em entregas, indenizações de avarias, gastos com frete aéreo não previsto.
- Índice de atendimento do pedido – mensura o percentual de pedidos atendidos em sua totalidade, na quantidade e na diversidade de itens, na primeira remessa ao cliente.
São corretos os conceitos apresentados nas proposições:
1, 3 e 4, apenas
3, apenas
1, 2, 3 e 4
2 e 4, apenas
1 e 3, apenas
A escolha de um modal de transporte depende de uma variedade de características dos serviços que são fundamentais, como tarifas de fretes, confiabilidade, tempo em trânsito, perdas, danos, processamento das respectivas reclamações, rastreabilidade, considerações de mercado do embarcador e considerações relativas aos transportadores, que afetam significativamente os custos dos serviços.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 188.
Considerando o contexto mencionado acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando se escolhem serviços de menor agilidade e confiabilidade, mais estoques aparecerão no canal de distribuição.
PORQUE
II. A rapidez e a confiabilidade afetam os níveis de estoques do embarcador e do comprador (estoque de pedido e estoque de segurança), tanto quanto o
nível dos estoques em trânsito entre as sedes do embarcador e do comprador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Uma empresa que está no mercado há quase quinze anos e que, durante esse tempo, vem atuando localmente e atendendo com agilidade seus clientes, é atualmente composta por quatro funcionários que se revezam nas diferentes tarefas do dia a dia. O diretor dessa empresa decidiu expandir sua área de atuação e quer implementar novos cargos e setores para suportar o aumento no volume de trabalho.
Com base nessa situação e nos conceitos que fundamentam a gestão de pessoas, avalie as afirmações a seguir.
- Antes de tomar qualquer decisão, o diretor deve realizar um diagnóstico organizacional que inclua os pontos fortes e fracos da empresa, além das ameaças e oportunidades existentes.
- O diretor deve estar atento a possíveis promoções internas de pessoas que não estejam de fato preparadas para as novas atribuições, o que ocorre quando os critérios de desempenho são obscuros ou por questões de urgência.
- O diretor estará atuando de forma adequada para atingir os objetivos se planejar seu quadro de pessoal com base na descrição de cargos e respectivas atividades, ou baseandose em competências organizacionais e individuais.
- Para um planejamento de recursos humanos eficaz, o diretor deve dispor de um adequado Sistema de Informação Gerencial (SIG), ou seja, de um conjunto de bancos de dados interligados que permitam armazenar e oferecer informações necessárias aos vários processos desenvolvidos no departamento de recursos humanos da empresa.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3, apenas
2 e 3, apenas
1, 2, 3 e 4
1 e 4, apenas
1, 3 e 4, apenas
O crescente interesse pela proteção ambiental aportou novas necessidades aos processos logísticos. No Brasil, a legislação exige o retorno de produtos considerados perigosos após o término da vida útil, por conterem metais pesados, como pilhas e baterias, e de produtos considerados problemáticos por haver poucas opções para seu tratamento, como pneus. Nesses casos, a responsabilidade pela logística e pelo tratamento dos resíduos é do fabricante.
BOUZON, M.; MIGUEL, A.C. P.; RODRIGUEZ, M.T.C. Managing end of life products: a review of the literature on reverse logistics in Brazil. Management of Environmental Quality: an International Journal, v. 25, n. 5, p. 564-584, 2014 (adaptado).
Considerando-se as informações do texto bem como os canais de distribuição da logística reversa, é correto afirmar que os produtos considerados perigosos após o término da vida útil se encaixam no canal de:
pós-consumo
bens descartáveis
bens duráveis
bens semiduráveis
pós-venda
O serviço logístico em uma empresa representa um equilíbrio entre nível de serviço e custo. O impacto de uma falha logística sobre o custo-benefício
está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha
do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico
básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).
A partir das informações do texto, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, os critérios de disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; qualidade na produção dos produtos;
compromisso com prazos.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter máquinas, equipamentos e pessoas suficientes na produção; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; número de clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Contar com recursos para obtenção de materiais; cumprir com custos e prazos de produção; atributos de qualidade da logística
(mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter fornecedores que cumpram prazos de entrega; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade etc.), o gerente de logística determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios da sustentabilidade ambiental por meio da diminuição dos impactos ambientais causados pelas atividades da logística, como, por exemplo, a redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível e o uso de biocombustível.
Esses novos requisitos para a seleção dos futuros fornecedores da empresa estão relacionados com o(a):
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
1, 3 e 4, apenas
3, apenas
1, 2, 3 e 4
2 e 4, apenas
1 e 3, apenas
A escolha de um modal de transporte depende de uma variedade de características dos serviços que são fundamentais, como tarifas de fretes, confiabilidade, tempo em trânsito, perdas, danos, processamento das respectivas reclamações, rastreabilidade, considerações de mercado do embarcador e considerações relativas aos transportadores, que afetam significativamente os custos dos serviços.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 188.
Considerando o contexto mencionado acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando se escolhem serviços de menor agilidade e confiabilidade, mais estoques aparecerão no canal de distribuição.
PORQUE
II. A rapidez e a confiabilidade afetam os níveis de estoques do embarcador e do comprador (estoque de pedido e estoque de segurança), tanto quanto o
nível dos estoques em trânsito entre as sedes do embarcador e do comprador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Uma empresa que está no mercado há quase quinze anos e que, durante esse tempo, vem atuando localmente e atendendo com agilidade seus clientes, é atualmente composta por quatro funcionários que se revezam nas diferentes tarefas do dia a dia. O diretor dessa empresa decidiu expandir sua área de atuação e quer implementar novos cargos e setores para suportar o aumento no volume de trabalho.
Com base nessa situação e nos conceitos que fundamentam a gestão de pessoas, avalie as afirmações a seguir.
- Antes de tomar qualquer decisão, o diretor deve realizar um diagnóstico organizacional que inclua os pontos fortes e fracos da empresa, além das ameaças e oportunidades existentes.
- O diretor deve estar atento a possíveis promoções internas de pessoas que não estejam de fato preparadas para as novas atribuições, o que ocorre quando os critérios de desempenho são obscuros ou por questões de urgência.
- O diretor estará atuando de forma adequada para atingir os objetivos se planejar seu quadro de pessoal com base na descrição de cargos e respectivas atividades, ou baseandose em competências organizacionais e individuais.
- Para um planejamento de recursos humanos eficaz, o diretor deve dispor de um adequado Sistema de Informação Gerencial (SIG), ou seja, de um conjunto de bancos de dados interligados que permitam armazenar e oferecer informações necessárias aos vários processos desenvolvidos no departamento de recursos humanos da empresa.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3, apenas
2 e 3, apenas
1, 2, 3 e 4
1 e 4, apenas
1, 3 e 4, apenas
O crescente interesse pela proteção ambiental aportou novas necessidades aos processos logísticos. No Brasil, a legislação exige o retorno de produtos considerados perigosos após o término da vida útil, por conterem metais pesados, como pilhas e baterias, e de produtos considerados problemáticos por haver poucas opções para seu tratamento, como pneus. Nesses casos, a responsabilidade pela logística e pelo tratamento dos resíduos é do fabricante.
BOUZON, M.; MIGUEL, A.C. P.; RODRIGUEZ, M.T.C. Managing end of life products: a review of the literature on reverse logistics in Brazil. Management of Environmental Quality: an International Journal, v. 25, n. 5, p. 564-584, 2014 (adaptado).
Considerando-se as informações do texto bem como os canais de distribuição da logística reversa, é correto afirmar que os produtos considerados perigosos após o término da vida útil se encaixam no canal de:
pós-consumo
bens descartáveis
bens duráveis
bens semiduráveis
pós-venda
O serviço logístico em uma empresa representa um equilíbrio entre nível de serviço e custo. O impacto de uma falha logística sobre o custo-benefício
está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha
do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico
básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).
A partir das informações do texto, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, os critérios de disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; qualidade na produção dos produtos;
compromisso com prazos.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter máquinas, equipamentos e pessoas suficientes na produção; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; número de clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Contar com recursos para obtenção de materiais; cumprir com custos e prazos de produção; atributos de qualidade da logística
(mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter fornecedores que cumpram prazos de entrega; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade etc.), o gerente de logística determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios da sustentabilidade ambiental por meio da diminuição dos impactos ambientais causados pelas atividades da logística, como, por exemplo, a redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível e o uso de biocombustível.
Esses novos requisitos para a seleção dos futuros fornecedores da empresa estão relacionados com o(a):
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
nível dos estoques em trânsito entre as sedes do embarcador e do comprador.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Uma empresa que está no mercado há quase quinze anos e que, durante esse tempo, vem atuando localmente e atendendo com agilidade seus clientes, é atualmente composta por quatro funcionários que se revezam nas diferentes tarefas do dia a dia. O diretor dessa empresa decidiu expandir sua área de atuação e quer implementar novos cargos e setores para suportar o aumento no volume de trabalho.
Com base nessa situação e nos conceitos que fundamentam a gestão de pessoas, avalie as afirmações a seguir.
- Antes de tomar qualquer decisão, o diretor deve realizar um diagnóstico organizacional que inclua os pontos fortes e fracos da empresa, além das ameaças e oportunidades existentes.
- O diretor deve estar atento a possíveis promoções internas de pessoas que não estejam de fato preparadas para as novas atribuições, o que ocorre quando os critérios de desempenho são obscuros ou por questões de urgência.
- O diretor estará atuando de forma adequada para atingir os objetivos se planejar seu quadro de pessoal com base na descrição de cargos e respectivas atividades, ou baseandose em competências organizacionais e individuais.
- Para um planejamento de recursos humanos eficaz, o diretor deve dispor de um adequado Sistema de Informação Gerencial (SIG), ou seja, de um conjunto de bancos de dados interligados que permitam armazenar e oferecer informações necessárias aos vários processos desenvolvidos no departamento de recursos humanos da empresa.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3, apenas
2 e 3, apenas
1, 2, 3 e 4
1 e 4, apenas
1, 3 e 4, apenas
O crescente interesse pela proteção ambiental aportou novas necessidades aos processos logísticos. No Brasil, a legislação exige o retorno de produtos considerados perigosos após o término da vida útil, por conterem metais pesados, como pilhas e baterias, e de produtos considerados problemáticos por haver poucas opções para seu tratamento, como pneus. Nesses casos, a responsabilidade pela logística e pelo tratamento dos resíduos é do fabricante.
BOUZON, M.; MIGUEL, A.C. P.; RODRIGUEZ, M.T.C. Managing end of life products: a review of the literature on reverse logistics in Brazil. Management of Environmental Quality: an International Journal, v. 25, n. 5, p. 564-584, 2014 (adaptado).
Considerando-se as informações do texto bem como os canais de distribuição da logística reversa, é correto afirmar que os produtos considerados perigosos após o término da vida útil se encaixam no canal de:
pós-consumo
bens descartáveis
bens duráveis
bens semiduráveis
pós-venda
O serviço logístico em uma empresa representa um equilíbrio entre nível de serviço e custo. O impacto de uma falha logística sobre o custo-benefício
está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha
do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico
básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).
A partir das informações do texto, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, os critérios de disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; qualidade na produção dos produtos;
compromisso com prazos.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter máquinas, equipamentos e pessoas suficientes na produção; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; número de clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Contar com recursos para obtenção de materiais; cumprir com custos e prazos de produção; atributos de qualidade da logística
(mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter fornecedores que cumpram prazos de entrega; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade etc.), o gerente de logística determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios da sustentabilidade ambiental por meio da diminuição dos impactos ambientais causados pelas atividades da logística, como, por exemplo, a redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível e o uso de biocombustível.
Esses novos requisitos para a seleção dos futuros fornecedores da empresa estão relacionados com o(a):
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
1, 2 e 3, apenas
2 e 3, apenas
1, 2, 3 e 4
1 e 4, apenas
1, 3 e 4, apenas
O crescente interesse pela proteção ambiental aportou novas necessidades aos processos logísticos. No Brasil, a legislação exige o retorno de produtos considerados perigosos após o término da vida útil, por conterem metais pesados, como pilhas e baterias, e de produtos considerados problemáticos por haver poucas opções para seu tratamento, como pneus. Nesses casos, a responsabilidade pela logística e pelo tratamento dos resíduos é do fabricante.
BOUZON, M.; MIGUEL, A.C. P.; RODRIGUEZ, M.T.C. Managing end of life products: a review of the literature on reverse logistics in Brazil. Management of Environmental Quality: an International Journal, v. 25, n. 5, p. 564-584, 2014 (adaptado).
Considerando-se as informações do texto bem como os canais de distribuição da logística reversa, é correto afirmar que os produtos considerados perigosos após o término da vida útil se encaixam no canal de:
pós-consumo
bens descartáveis
bens duráveis
bens semiduráveis
pós-venda
O serviço logístico em uma empresa representa um equilíbrio entre nível de serviço e custo. O impacto de uma falha logística sobre o custo-benefício
está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha
do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico
básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).
A partir das informações do texto, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, os critérios de disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; qualidade na produção dos produtos;
compromisso com prazos.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter máquinas, equipamentos e pessoas suficientes na produção; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; número de clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Contar com recursos para obtenção de materiais; cumprir com custos e prazos de produção; atributos de qualidade da logística
(mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter fornecedores que cumpram prazos de entrega; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade etc.), o gerente de logística determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios da sustentabilidade ambiental por meio da diminuição dos impactos ambientais causados pelas atividades da logística, como, por exemplo, a redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível e o uso de biocombustível.
Esses novos requisitos para a seleção dos futuros fornecedores da empresa estão relacionados com o(a):
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
pós-consumo
bens descartáveis
bens duráveis
bens semiduráveis
pós-venda
O serviço logístico em uma empresa representa um equilíbrio entre nível de serviço e custo. O impacto de uma falha logística sobre o custo-benefício
está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha
do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico
básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).
A partir das informações do texto, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, os critérios de disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; qualidade na produção dos produtos;
compromisso com prazos.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter máquinas, equipamentos e pessoas suficientes na produção; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; número de clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Contar com recursos para obtenção de materiais; cumprir com custos e prazos de produção; atributos de qualidade da logística
(mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter fornecedores que cumpram prazos de entrega; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade etc.), o gerente de logística determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios da sustentabilidade ambiental por meio da diminuição dos impactos ambientais causados pelas atividades da logística, como, por exemplo, a redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível e o uso de biocombustível.
Esses novos requisitos para a seleção dos futuros fornecedores da empresa estão relacionados com o(a):
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha
do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico
básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; qualidade na produção dos produtos;
compromisso com prazos.
Ter estoque para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter máquinas, equipamentos e pessoas suficientes na produção; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; número de clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Contar com recursos para obtenção de materiais; cumprir com custos e prazos de produção; atributos de qualidade da logística
(mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).
Ter fornecedores que cumpram prazos de entrega; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; clientes satisfeitos com os níveis de serviços prestados.
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade etc.), o gerente de logística determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios da sustentabilidade ambiental por meio da diminuição dos impactos ambientais causados pelas atividades da logística, como, por exemplo, a redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível e o uso de biocombustível.
Esses novos requisitos para a seleção dos futuros fornecedores da empresa estão relacionados com o(a):
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
logística direta
cross-docking
logística verde
tempo de ressuprimento
logística reversa
Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
necessidades do consumidor?
Kanban
Logística integrada
Atividade de picking
Coleta sincronizada
Just in time
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), o operador logístico:
É o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar atividades logísticas da cadeia de abastecimento de seu cliente, agregando valor ao produto e com competência para prestar serviços nas três atividades básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes”.
Segundo esse conceito, os critérios de operação de um operador logístico dedicado a produtos alimentícios é diferente daqueles que caracterizam o operador de produtos de bens duráveis, quanto a movimentação e estocagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos alimentícios deve utilizar a metodologia F.I.F.O. (First-Input-First-Output), pois esses produtos têm prazo de validade e devem ser movimentados na sua ordem de chegada, mesmo que essa metodologia seja mais dispendiosa.
PORQUE
II. A movimentação de um operador logístico especializado em produtos de bens duráveis pode utilizar uma metodologia mais barata como a L.I.F.O. (Last-Input-First-Output), pois esses produtos podem ser manuseados independentemente da sua ordem de chegada.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
- Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
- A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
- Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil.
- Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.
É correto apenas o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.